elisa maciel, sem título, rio de janeiro, 2019. © elisa maciel

CARNAL

desvelamento:

1. em platão, a verdade (aletheia) significa desvelamento do ser, isto é, descobrimento daquilo que estava oculto, retirada do véu.  

2. na metafísica de heidegger, o desvelamento significa a idéia segundo a qual o ser da coisa se desvela, manifesta-se nas condições mesmas de seu aparecer, de seu "fenômeno", a verdade nada mais sendo que a manifestação do ente, enquanto ele deixa de ser ocultado pelas preocupações da vida cotidiana, e do caráter aberto do ser.

-

máscaras caem, dissemos.


chegou o meio deste ano e o gosto azedo não sossegou na garganta. um carnaval tardio, embalado em manifestações por todo o brasil, estreitou ainda mais os limites entre a catarse coletiva, o repúdio ao conservadorismo e a luta pelas liberdades individuais.

engolimos com cerveja quente.


das escolas de samba aos foliões pelas ruelas das cidades, um grito surdo ecoava em fantasias, cores, frases, vibrando críticas ao atual governo, contra o esfacelamento de políticas sociais e em defesa da nossa história.


vestimos máscaras para subverter a verdade oficial. respondemos o absurdo com uma paródia ácida e inteligente. e a esperança que nasce da fantasia é o elixir mais brasileiro que existe.


usamos máscaras para desmascarar.

-

antes tarde do que mais tarde, com vocês, uma coletânea carnal com: bruno machado, bruno queiroz, caio humb, elisa maciel, hélio carvalho, isabel scorza, ivan nishitani, juliana rocha, louis supau, natalia fereguetti, rafael teixeira, rafaella kieds, raphael almeida, vitor casemiro e thayná faco.

caio humb, sem título, rio de janeiro, 2019. © caio humb
louis supau, sem título, rio de janeiro, 2019. © louis supau
bruno queiroz, sem título, belo horizonte, 2019. © bruno queiroz
juliana rocha, sem título, rio de janeiro, 2019. © juliana rocha
louis supau, sem título, rio de janeiro, 2019. © louis supau
caio humb, sem título, rio de janeiro, 2019. © caio humb
louis supau, sem título, rio de janeiro, 2019. © louis supau
bruno machado, sem título, rio de janeiro, 2019. © bruno machado
raphael almeida, sem título, marataízes, 2019. © raphael almeida
isabel scorza, sem título, rio de janeiro, 2019. © isabel scorza
elisa maciel, sem título, rio de janeiro, 2019. © elisa maciel

-

isabel scorza, sem título, rio de janeiro, 2019. © isabel scorza
rafaella kieds, sem título, rio de janeiro, 2019. © rafaella kieds
natalia fereguetti, sem título, belo horizonte, 2019. © natalia fereguetti
juliana rocha, sem título, rio de janeiro, 2019. © juliana rocha
bruno queiroz, sem título, belo horizonte, 2019. © bruno queiroz
bruno machado, sem título, rio de janeiro, 2019. © bruno machado
bruno queiroz, sem título, belo horizonte, 2019. © bruno queiroz
ivan nishitani, sem título, rio de janeiro, 2019. © ivan nishitani
thayná faco, sem título, fortaleza, 2019. © thayná faco
juliana rocha, sem título, rio de janeiro, 2019. © juliana rocha
bruno machado, sem título, rio de janeiro, 2019. © bruno machado
louis supau, sem título, rio de janeiro, 2019. © louis supau
raphael almeida, sem título, marataízes, 2019. © raphael almeida
elisa maciel, sem título, rio de janeiro, 2019. © elisa maciel
juliana rocha, sem título, rio de janeiro, 2019. © juliana rocha
hélio carvalho, sem título, campinas, 2019. © hélio carvalho
juliana rocha, sem título, rio de janeiro, 2019. © juliana rocha
elisa maciel, sem título, rio de janeiro, 2019. © elisa maciel
caio humb, sem título, rio de janeiro, 2019. © caio humb
caio humb, sem título, rio de janeiro, 2019. © caio humb
caio humb, sem título, rio de janeiro, 2019. © caio humb
hélio carvalho, sem título, campinas, 2019. © hélio carvalho
vitor casemiro, sem título, campinas, 2019. © vitor casemiro
natalia fereguetti, sem título, belo horizonte, 2019. © natalia fereguetti
bruno queiroz, sem título, belo horizonte, 2019. © bruno queiroz
bruno queiroz, sem título, belo horizonte, 2019. © bruno queiroz

-

louis supau, sem título, rio de janeiro, 2019. © louis supau
vitor casemiro, sem título, campinas, 2019. © vitor casemiro
ivan nishitani, sem título, rio de janeiro, 2019. © ivan nishitani
vitor casemiro, sem título, campinas, 2019. © vitor casemiro
thayná faco, sem título, fortaleza, 2019. © thayná faco
vitor casemiro, sem título, campinas, 2019. © vitor casemiro
natalia fereguetti, sem título, belo horizonte, 2019. © natalia fereguetti
elisa maciel, sem título, rio de janeiro, 2019. © elisa maciel
bruno machado, sem título, rio de janeiro, 2019. © bruno machado
thayná faco, sem título, fortaleza, 2019. © thayná faco
elisa maciel, sem título, rio de janeiro, 2019. © elisa maciel
juliana rocha, sem título, rio de janeiro, 2019. © juliana rocha
thayná faco, sem título, fortaleza, 2019. © thayná faco
hélio carvalho, sem título, campinas, 2019. © hélio carvalho
elisa maciel, sem título, rio de janeiro, 2019. © elisa maciel
rafaella kieds, sem título, rio de janeiro, 2019. © rafaella kieds

-

bruno machado, sem título, rio de janeiro, 2019. © bruno machado
isabel scorza, sem título, rio de janeiro, 2019. © isabel scorza
rafael teixeira, sem título, rio de janeiro, 2019. © rafael teixeira
rafaella kieds, sem título, rio de janeiro, 2019. © rafaella kieds
raphael almeida, sem título, marataízes, 2019. © raphael almeida
ivan nishitani, sem título, rio de janeiro, 2019. © ivan nishitani
isabel scorza, sem título, rio de janeiro, 2019. © isabel scorza
caio humb, sem título, rio de janeiro, 2019. © caio humb

autor

O Álbum

uma ode ao slow photography   

Publicações relacionadas

MOFO

há algo que cresce no centro de belo horizonte. e, pelo que parece, não há de se parar por agora.

CARNAL

celebraremos o ocupar, o prazer, o pecar, o protestar. com vocês, uma coletânea carnal.

MINAS ANALÓGICAS

júlia brummer, radka smolíková, tuane eggers e a sororidade das minas analógicas.

A ERA PROVOKE

em um contexto de ebulição social, a provoke indagou a função do fotografia e promoveu um boom que ecoa no suporte até hoje.

MAPA ANALÓGICO DO RIO DE JANEIRO

um mapa para desvendar os tesouros analógicos do rio de janeiro.